Fórum da Avacoelhada
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Coluna do Tostão

Ir para baixo

Coluna do Tostão Empty Coluna do Tostão

Mensagem por Marco Antônio Dom 24 Ago - 19:27

PUBLICADO EM 24/08/14 - 03h00
Leonardo, que foi atleta e técnico do Milan e da Inter de Milão e diretor do Milan e do Paris Saint-Germain, deu uma ótima entrevista ao programa Bola da Vez, da ESPN Brasil. Além de bem preparado, na teoria e na prática, dentro e fora de campo, Leonardo fala muito bem e associa rapidamente os fatos e as ideias. Fez duras e educadas críticas à CBF e ao futebol brasileiro.

Chico Buarque, em uma de suas maravilhosas músicas, disse que Deus permite a todo mundo uma loucura. Diria também que todo mundo tem o direito, pelo menos uma vez, de um profundo gesto de humildade, de desprendimento e de solidariedade, sem desejar nada em troca, a não ser a aprovação do outro, uma das fraquezas humanas. Quem sabe Marín e muitos dirigentes, em um gesto de incontido amor ao futebol brasileiro, deixem seus cargos?

Haverá sempre o risco, como mostra a história do mundo, de que os que criticam e passam a assumir o poder cometam os mesmos erros.

Leonardo, fascinado pelo investimento privado no futebol, falou que aprendeu muito, ao sentar-se e trabalhar ao lado do dirigente italiano Adriano Galliani, durante seis anos, no Milan. Para ampliar sua visão e conhecimento, deveria ter se sentado também ao lado de algum dirigente da Alemanha, país onde os clubes são duramente punidos quando gastam mais do que arrecadam, onde há a maior média de público do mundo e onde é proibido que um magnata compre um clube, independentemente da origem do dinheiro.

Tento ser otimista com o futebol brasileiro. Vi, nesta semana, vários bons jogos, com equipes organizadas. Os 7 a 1 começam a fazer efeito. Ganso fez um gol, e Muricy, com ironia e para manter a tática de criticar para motivar, o que discordo, disse que só daqui dois anos Ganso vai fazer outro gol. Ele comparou Ganso a Ricardo Goulart, que joga na mesma posição e faz gols. Um não tem nada a ver com o outro. Ganso é um meia-armador, e Goulart, um meia-atacante. Ouço também que Ganso é um jogador do passado, e Goulart, do presente. Em todas as épocas, houve jogadores como Ganso e Goulart. Eles se completam.

A maioria dos técnicos e jornalistas esportivos veem o meio-campo como há 20 anos, dividido entre o volante que marca e o meia que entra na área. Ganso não é uma coisa nem outra. É um meio-campista.

Ganso tem evoluído e jogado bem, desde o ano passado. Parece que dar um passe espetacular e decisivo deixou de ser muito importante. Obviamente, se ele também fizesse gols, seria ainda melhor. Ganso precisa ser analisado pelo que joga, e não pelo grande craque imaginário que achavam que ele era ou que se tornaria. Ele é apenas um excelente jogador, diferente, único no Brasil. Todos falam em mudanças no futebol, mas ficam incomodados com quem foge do padrão.

Caminhos

Uma das razões de a maioria dos clubes estar endividada e com equipes fracas é que contratam jogadores e técnicos caros, sem critério e sem conhecimento. Não dá certo, e não formam um bom time, também pela falta de continuidade. Aí, mudam os jogadores e o treinador e, sem uma boa equipe, diminui a arrecadação e aumentam as dívidas. Cria-se um ciclo vicioso e negativo.
Marco Antônio
Marco Antônio

Mensagens : 842
Data de inscrição : 05/08/2014
Localização : Belo Horizonte

http://www.avacoelhada.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos